Importância do Diagnóstico Precoce em casos de Transtorno do Desenvolvimento
Você provavelmente já deve ter lido, principalmente sobre algumas condições, que o diagnóstico precoce é muito importante para que o delineamento e início do tratamento seja feito o mais breve possível. Desta forma, isso também acontece com outras condições, como é o caso dos Transtornos do Desenvolvimento.
Quando falamos em diagnóstico precoce dos Transtornos do Desenvolvimento, percorremos todo o caminho já trazido aqui, como:
- A espera pela criança “ideal”, que envolve muitas expectativas e a forma de lidar com elas;
- O crescimento da criança, que pode ser amparado pelos Marcos do Desenvolvimento, nos dando parâmetros sobre quais padrões de desenvolvimento são esperados para cada intervalo de meses;
- A importância do acompanhamento médico, independentemente de quaisquer observações, como prática frequente recomendada;
- O primeiro olhar acerca dos Atrasos do Desenvolvimento;
Muitas vezes percorrendo todo este caminho, temos a possibilidade de desde cedo observar alguns sinais importantes, nos permitindo procurar profissionais que possam nos amparar acerca dos próximos passos a serem percorridos. O diagnóstico, nada mais é do que a determinação de uma condição, a partir da descrição de seus sintomas e/ou da realização de diversos exames, podendo assim, permitir uma maior precisão sobre o que é recomendado para cada caso.
Ao se tratar dos Atrasos do Desenvolvimento as possibilidades surgidas durante esse processo são consideráveis, desde as orientações dos médicos e outros especialistas, até a procura de informações por parte dos pais, podendo ajudá-los no entendimento de suas necessidades e desafios. O acolhimento se faz necessário, tanto para as famílias que precisam se organizar e entender o processo de uma intervenção, quanto para as crianças que precisarão lidar com uma nova rotina de estimulação.
O diagnóstico precoce também permite, além desse primeiro momento, a iniciação precoce das intervenções sugeridas por diversos profissionais, a depender das necessidades de cada um. Assim, como o ambiente também é fator imprescindível, todo esse entendimento, cooperação, integração e a importância do olhar sobre a criança, antecipadamente, permite que a mesma se torne um ser humano com as suas potencialidades desenvolvidas e todas as outras partes focadas unicamente em melhorar a qualidade de vida dentro das possibilidades de cada indivíduo.
O post Importância do Diagnóstico Precoce em casos de Transtorno do Desenvolvimento apareceu primeiro em Blog.






